GamesReview

Retrô Review: Fahrenheit: Indigo Prophecy (2005),  suspense desenvolvido pela Quantic Dream

Fahrenheit: Indigo Prophecy é um jogo eletrônico cativante cheio de aventura e suspense. Desenvolvido pela Quantic Dream e publicado pela Atari, este jogo alcançou sucesso global, com impressionantes 800.000 unidades vendidas em todo o mundo desde setembro de 2005, de acordo com a Quantic Dream. O jogo eletrônico recebeu remasterização para PlayStation 3, PlayStation 4 e Steam. Pude jogar a versão remasterizada e trazer um pouco sobre Indigo Prophecy (2005)!

Já posso dizer: por não ser meu estilo de jogo de preferência, Fahrenheit: Indigo Prophecy não tornou-se um dos meus jogos favoritos. Ainda assim, eu seria injusta se eu falasse que o jogo é ruim ou algo assim. É daqueles que compensa sim comprar e jogar ao menos uma vez! Confira abaixo o porquê você precisa jogar!

Ficha técnica

Desenvolvedor: Quantic Dream
Estúdios: Quantic Dream, Aspyr Media, Atari, Atari Jogos
Data de lançamento inicial: 16 de setembro de 2005
Modo: Jogo eletrônico para um jogador
Indicações: VGX: Melhor Trilha Sonora Original
Plataformas: PlayStation 4, Android, iOS, Microsoft Windows, PlayStation 2, Xbox 360, macOS, Xbox
Gêneros: Interactive film, Jogo eletrônico de suspense

Sobre o que se trata Indigo Prophecy (2005)?

Em Fahrenheit: Indigo Prophecy, a cidade de Nova York mergulha em um estado de descrença e horror nesta emocionante história de suspense sobrenatural. Uma série de assassinatos horríveis se desenrola, cada um executado com uma precisão arrepiante e adesão a uma fórmula ritualística. Indivíduos inocentes caem inexplicavelmente num estupor hipnótico, apenas para despertarem como assassinos involuntários, visando estranhos desavisados ​​no meio de espaços públicos movimentados.

Entre os indivíduos implicados no ato de assassinato está um jovem chamado Lucas Kane, que acorda de um estado de transe apenas para compreender que esfaqueou fatalmente outra pessoa. Lucas será um de nossos protagonistas, que passará todo o jogo tentando fugir da polícia, ao mesmo tempo que tenta compreender o que ocorreu com ele. Ele estava tão de boa no restaurante e, de repente, esfaqueia um cara? Nosso protagonista fica bastante deprimido com a situação, para se dizer o mínimo. Uma das pessoas para quem ele pede ajuda é seu irmão, que aos poucos vai ganhando destaque no jogo.

Ainda no início, havia um policial no mesmo restaurante que Lucas. Ao tropeçar na vítima por ali, ele chama toda a polícia, que também enviam os detetives Carla Valenti e Tyler Miles para conduzir uma investigação. O contraste mais notável neste jogo reside no fato de os jogadores assumirem os papéis tanto de Lucas (que deve fugir da polícia e buscar explicações) quanto de policiais (que devem prender Lucas e desvendar a série de homicídios).

Nisto, Indigo Prophecy era bem diferentão para a época. No início dos anos 2000, ainda havia pouco jogo com tantos protagonistas distintos – ainda mais um sendo o “vilão” enquanto outros eram os mocinhos. E sim, coloquei o vilão entre aspas, mas precisará jogar para entender melhor o caso do Lucas Kane. Afinal, ele foi vítima de algo específico…

Eu gravei a introdução do jogo, para quem desejar se contextualizar melhor sobre o tema do jogo e um pouco de sua jogabilidade:

Gameplay

Indigo Prophecy não é um jogo de ação, e sim de puro suspense com um foco grande em narrativa. Então, não é daqueles jogos que a gente vai sair metendo porrada em monstros ou algo do gênero, e sim entender o que aconteceu com Lucas Kane – seja na própria perspectiva de Lucas ou da polícia. Então, com um ou outro protagonista, você vai ficar investigando.

Procure por pistas. Preste muita atenção nos locais e nas pessoas. Converse com essas pessoas, mas cuidado! Com diálogos ramificados e vários finais, cada jogada de Indigo Prophecy produz um resultado diferente. Os nossos protagonistas podem ter ou não um final feliz, por exemplo.

Dito isso, não é um jogo difícil para se aprender. Não tem uma jogabilidade complexa. Jogos com foco na narrativa são mais fáceis de se pegar o jeito. Só em poucos momentos que será mais agitado, então talvez seja um jogo excelente para iniciantes (e você poderá escolher o nível de dificuldade de preferência). Você verá seus personagens sempre no modo terceira pessoa, com os quais poderá ter muitos momentos calmos. Gravei abaixo um dos poucos momentos complicados do jogo (acho que as gravações do jogo conseguem transmitir melhor a mensagem que quero expressar):

Compensa jogar Indigo Prophecy (2005)?

Indigo Prophecy (2005) é um jogo que se destaca por sua narrativa inovadora e atmosfera envolvente, proporcionando uma experiência de jogo única com sua mistura de elementos sobrenaturais e mistério policial. A história cativa desde o início, mantendo os jogadores curiosos e imersos no enredo intrigante. No entanto, alguns aspectos do desenvolvimento de personagens e certas mecânicas de jogabilidade poderiam ter sido aprimorados para elevar a experiência a outro patamar. Apesar disso, o jogo é uma ótima escolha para quem aprecia histórias interativas e busca uma experiência diferente e memorável.

Trailer de Fahrenheit: Indigo Prophecy

▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃

Acompanhe as redes sociais e o portal da Devil May Cry Saga para sempre estar por dentro de novidades!

Autor

  • Apaixonada por História e por Cultura, formou-se como Bacharel em Arqueologia e agora está em sua licenciatura em História. Escritora e produtora de conteúdo 24 horas por dia, sempre falando de cultura e do meio geek. Curiosidade: Dona da Universo Japanese Music; Criadora de conteúdo da Devil May Cry Saga Brasil.

    Ver todos os posts

Austra Caroline Pinheiro

Apaixonada por História e por Cultura, formou-se como Bacharel em Arqueologia e agora está em sua licenciatura em História. Escritora e produtora de conteúdo 24 horas por dia, sempre falando de cultura e do meio geek. Curiosidade: Dona da Universo Japanese Music; Criadora de conteúdo da Devil May Cry Saga Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *