
Devil May Cry 4 é, para mim, provavelmente o jogo mais intrigante da franquia DMC. E não é apenas pela gameplay ou pela introdução do Nero — é o processo de desenvolvimento que mais me chama atenção. Ver o design inicial de Dante e depois receber um produto final tão diferente, focado em um novo protagonista, me deixa extremamente curioso: o que aconteceu nos bastidores para que tudo mudasse tanto?
Parece que os desenvolvedores da Capcom tinham algo muito diferente em mente sobre o DMC4. Um trailer foi exibido no E³ 2005, representando Dante viajando pela neve e, em seguida, executando rapidamente alguns movimentos rápidos e elegantes.



Trecho da revista Playstation 2 Official Magazine-UK falando sobre a Beta do Devil May Cry 4
DEVIL MAY CRY 4
…e os jogos mais quentes para o PS3
O novo trailer de Devil May Cry 4 mostra uma visão em primeira pessoa da vítima do caçador de demônios favorito de todos!
“O que você mais gosta em Devil May Cry?”, pergunta o Sr. Kobayashi, produtor do último jogo, no meio da nossa entrevista. Ficamos meio surpresos — deveríamos estar falando sobre Devil Kings(Sengoku Basara), a resposta ultra-violenta da Capcom à série Dynasty Warriors. São as armas? As espadas? A dificuldade? A coreografia? Bem, sim. Mas, principalmente, é uma coisa: “Dante”, diz Kobayashi-san com um sorriso.

A “atitude” de Dante definitivamente se destaca no trailer super enxuto de Devil May Cry 4 exibido recentemente na Tokyo Game Show. Andando pelas ruas como uma estrela do rock cheia de si, ele vê os demônios, dá um sorriso e de repente enlouquece — lança-os no ar com cortes de espada, atira de costas nos inimigos nos becos, depois se lança para o alto para dar o golpe final. É facilmente um dos combos mais populares da série, e com certeza levanta muitas perguntas.

Devil May Cry . Ele retornou à série como produtor no
Devil May Cry 4. Ele também supervisionou
Devil May Cry: The Animated Series e a peça de teatro
Devil May Cry: The Live Hacker ao lado de
Hideaki Itsuno .
“O visual do Dante ainda não está finalizado”, diz Kobayashi-san, quando perguntamos se o visual mais jovem de Dante indica que se trata de um prelúdio. E aquela cidade? Parece Viena, mas o teaser anterior, com clima de inverno, mostrava uma catedral em silhueta que se parecia muito com a de Barcelona — será que Dante está indo para a Europa?! “Não posso dizer nada sobre isso”, responde Kobayashi-san.

Hiroyuki Kobayashi (小林 裕幸,
Kobayashi Hiroyuki ) é um produtor japonês de videogames. Ele trabalhou e produziu diversos títulos de sucesso para
a Capcom desde que ingressou na empresa em 1995.
Carreira
Kobayashi ingressou na Capcom em 1995, trabalhando inicialmente como programador em Resident Evil e Resident Evil Posteriormente, tornou-se planejador de Dino Crisis , de 1999. A partir de Dino Crisis 2, Kobayashi permaneceu na função de produtor, passando de produtor associado a produtor executivo em vários títulos da Capcom, até 2021.
Em março de 2022, ele deixou a Capcom e ingressou na NetEase Games em agosto. Em outubro, a NetEase fundou o GPTRACK50 Studio, onde Kobayashi atua como presidente.

Ok. Mas como o PS3 vai lidar com DMC? Finalmente veremos cenários com ambientes totalmente em tempo real? “Ainda não posso dizer, mas estamos muito empolgados com o PS3”, diz ele. “Mas, falando sério, tem algo que nos intriga: será que o próximo Devil May Cry vai ser tão absurdamente difícil quanto o último?” “Talvez não”, admite Kobayashi-san, “Acho que as pessoas não gostaram tanto assim da dificuldade.”
Bem, ainda bem que Lúcifer nos ouviu.
Já no Tokyo Game Show 2005, tivemos outro teaser — agora com um Dante mais robusto, mais velho e estiloso, em um cenário urbano. Ele demonstrava movimentos ainda mais polidos, aproveitando o potencial gráfico do PlayStation 3.
Inicialmente, Dante em Devil May Cry 4 parecia seguir uma linha visual muito mais próxima da sua versão em Devil May Cry 2. Nos primeiros trailers, especialmente o exibido no Tokyo Game Show de 2005, era possível notar um Dante mais maduro, com traços sérios, postura mais contida e um estilo de combate mais refinado e elegante — características que remetem diretamente à sua aparência no segundo jogo da série. Essa escolha estética dava a entender que a Capcom pretendia apresentar uma evolução natural do personagem, seguindo uma linha mais sombria e experiente antes de, eventualmente, optar pelo visual e abordagem mais jovial e energética que vimos no produto final.

Ambos os trailers eram apenas teasers curtos, com poucos detalhes sobre o gameplay ou enredo. Mas então veio o Tokyo Game Show 2006, em 20 de setembro. Esse novo trailer revelou o que parecia ser a versão mais próxima do jogo final. Dois dias depois, em 22 de setembro, o trailer foi publicado oficialmente no site do Devil May Cry 4, finalmente em boa qualidade.
— até então, só tínhamos gravações fora da tela em baixa resolução.
Mudanças Visíveis:
A maior surpresa foi a transição de foco: de Dante para Nero. Há rumores e materiais que indicam que o “Trailer 1” seria uma continuação direta de DMC3, conforme publicado pela Playstation 2 Official Magazine UK. Já o teaser da TGS 2005 mostra um Dante muito parecido com o visual que ele tinha em DMC2, o que pode indicar uma mudança brusca de direção no meio do desenvolvimento.

Além disso, há trailers antigos com Nero usando um braço amarelado, e uma HUD (interface do jogo) com um design completamente diferente do que vimos no lançamento.

Até a música teve versões diferentes — uma demo da icônica “Devil’s Cry (Shall Never Surrender)” também circulou nesse período, com um arranjo distinto do que ouvimos na trilha final.
Toda essa transição de ideias, personagens e estilo visual torna Devil May Cry 4 um estudo fascinante sobre desenvolvimento de jogos. O que começou como uma possível sequência direta de DMC3 com Dante no papel principal, acabou se transformando em um novo capítulo com Nero como protagonista. Ainda hoje, muitos fãs (incluindo eu) se perguntam: o que mais ficou de fora dessa beta misteriosa de DMC4?